About Me

Nachtgeschrei - "Aus Schwaerzester Nacht" Review


Aqui está uma banda que não quer enganar ninguém. Ao citarem como suas grandes influências os In Extremo e os Subway to Sally, quase que poupam o ouvinte a despender o seu tempo e bites, na busca pelos canais habituais da internet, pelo tipo de sonoridade que apresentam. Contudo a história dos germânicos Nachtgeschrei não está isenta de percalços, isto porque após 3 discos e um relativo sucesso, vêm-se no ano passado privados do seu vocalista e guitarrista (acústico) Hotti, com este a ser substituído por Martin LeMar, conhecido pelo seu trabalho em Mekong Delta e Lalau, algo que até nem veio alterar muito o registo da banda nesse aspecto, visto as vozes de ambos os vocalistas não serem muito diferentes. 

Em Aus Schwaerzester Nacht, os Nachtgeschrei dão-nos essencialmente aquilo que já nos deram nos discos anteriores, e que as bandas atrás referidas têm vindo a fazer desde o seu surgimento, ou seja folk metal bávaro assente essencialmente em instrumentos característicos como as flautas, gaitas, acordeão e Hurdy Gurdy. De referir que a banda envereda por uma interessante alternância de modos, desde os sons alegres, como seria de esperar, até aos mais tristes explorados essencialmente nas divagações acústicas, como em Unter Deinem Licht. Estas últimas acabam por ser mesmo os maiores pontos de interesse do disco, isto porque o facto da maioria das músicas em termos estruturais serem bastante análogas, retira imprevisibilidade ao disco, o que aliado ao seu exaustivo tempo de duração, e falta de momentos mais orelhudos, torna a sua audição por vezes algo exasperante, ao ponto de esta ir apenas e meio e a nossa mente começar já a pensar no mágico rectângulo do Stop. 

Mas é esta similaridade nos temas que será sempre o grande problema dos discos no âmbito do folk, sejam eles da Alemanha, da Finlândia ou da Russia, não verdade? Daí que para os fanáticos do género, estes pormenores talvez não sejam assim tão importantes, como tal Aus Schwaerzester Nacht, poderá mesmo não defraudar grandes expectativas.

Nota: 6/10

Review por António Salazar Antunes