About Me

Pyrithion - "The Burden of Sorrow" Review


Os Pyrithion são um novo projecto de Tim Lambesis, vocalista dos As I Lay Dying, que nasceu devido ao desejo que o frontman tinha há algum tempo de criar uma banda mais pesada e tradicional, do que a praticada pela conhecida banda de metalcore. É curioso ver músicos de metalcore a enverdar por caminhos mais extremos. Este não é um caso isolado porque Adam Dutkiewicz dos Kilswitch Engage também iniciou recentemente um novo projecto com George Corpsegrinder dos Cannibal Corpse e Shannon Lucas, ex-baterista dos The Black Dahlia Murder.

Pyrithion é death metal, death metal a sério, não é deathcore como os leitores possam estar a imaginar. Quem quiser ouvir por si próprio se isto é mesmo death metal, basta ir ao youtube e ouvir o lyric video oficial do tema de abertura deste  curto EP de três temas, que apresenta da melhor maneira a banda ao público. É death metal bruto e técnico que podemos aqui encontrar, mas ao mesmo tempo catchy e alvo de uma produção contemporânea. Tem uma sonoridade algo actual, não por aproximações ao supra-citado deathcore, mas mais pelas semelhanças que tem de uns Behemoth, Nile e Suffocation.

Os membros que acompanham Tim Lambesis nesta nova aventura musical são os guitarristas Ryan Glisan dos Allegaeon e Andrew Godwin dos extintos The Famine. A dupla assina aqui riffs extremos e intrincados e solos melodiosos e bem executados. A acompanhar temos o trabalho brutal de bateria do músico de sessão, JP Andrade e no baixo, Josh Gilbert, companheiro de Lambesis nos As I Lay Dying. A performance de todos os músicos é excelente mas a cereja no topo do bolo são os fortes growls e screams de Tim Lambesis, que imprimem ainda mais intensidade aos temas.

Este óptimo EP de três músicas dá a conhecer ao mundo um projecto extremamente promissor no campo do death metal. Esqueçam os conhecidos nomes que formam o projecto e deixem a música falar por si própria. A banda já se encontra a compor músicas para o seu primeiro longa-duração e, se saírem todos ao nível dos aqui apresentados, teremos uns Pyrithion capazes de ombrear com os nomes estabelecidos do género e não apenas mais um projecto no mar de lançamentos de death metal que saem todos os anos.

Nota: 8.5/10

Review por Mário Santos Rodrigues