About Me

Shakhtyor - "Shakhtyor" Review


Mesmo o mais acérrimo apreciador e defensor de música instrumental, tem que admitir que o facto de não ter voz, não é obrigatoriamente sinónimo de qualidade. Desde que o pós-rock explodiu, surgiram uma série de bandas, sem voz, que acabaram por usar as mesmas fórmulas vezes sem conta e o resultado sempre ficando algo entre o engraçado e o aborrecido.

No entanto, há aquelas bandas que transpiram o feeling jam. Aquele sentimento que nos faz criar imagem mental de uma banda que chega à sala de ensaio, pega nos instrumentos e simplesmente começa a tocar. E é exactamente isso que os Shakhtyor transmitem. Embora a abordagem seja maioritariamente mais terrena, mais... suja, chamemos-lhe assim, do que o lançamento habitual de pós-rock, há aqui muito dos ambientes típicos do estilo. No entanto este álbum auto-intitulado distingue-se da concorrência por juntar muitos mais eleentos ao seu som. A sujidade do sludge, do stoner rock, o sentimento épico e os riffs do doom e o tal feeling de jam também ele familiar ao metal como ao rock progressivo e psicadélico.

Os russos lançaram de forma independente este álbum em 2012 e este ano é disponibilizado para todo o mundo através da Cyclone Empire em cd, com quatro faixas e em vinil, com mais uma faixa bónus e com um alinhamento diferente. É, sem dúvida, um álbum essencial para todos aqueles que acham que há muita coisa dos anos setenta, que faz falta na música actualmente. Música instrumental onde a voz não faz mesmo falta nenhuma. Para ouvir e deixar(-nos) ir na viagem.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira