About Me

Svartsyn - "Black Testament" Review


Do lado mais hermético do Black Metal ressurgem os suecos Svartsyn, com o seu oitavo álbum (!), o terceiro em três anos, marca já algo invulgar nos tempos que correm, mesmo tratando-se de black metal. Para quem conhece a banda, já sabe bem o que pode esperar daqui e não ficará desiludido, se black metal ortodoxo for a sua praia, mesmo que aqui se consiga ir um pouco mais além sem desvirtuar o estilo - aquele final da "Carving A Temple" mete groove e Satanás esquizofrenicamente tudo junto no mesmo saco.

Com uma abordagem sonicamente mais próxima do death metal oculto, alternando o tremolo picking mais comum ao estilo com riffs mais compassados, próximos do doom, embora tal não aconteça assim com muita frequência. Com todas as músicas acima dos cinco minutos, a experiência dos Svartsyn prevalece ao conseguirem impedir que as músicas, e o álbum por consequência, não se torne maçador. E considerando que se trata de uma one man band, a qualidade é bem acima da média em termos de produção. A bateria parece programada, e provavelmente deve ser, mas isso também não constitui problema na maior parte do tempo - no resto parece um machado a castigar um cepo sem dó nem piedade.

Para resumir, oito temas blasfemos, com a voz algo desfasada dos instrumentos mas não o suficiente para que tal se torne uma questão, produção poderosa e um bom sentido de dinâmica ao longo do álbum. Tudo razões para quem aprecia as artes negras, ficar agradavelmente satisfeito com mais um álbum em honra de Lúcifer.
 
Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira