About Me

David Grubbs - "The Plain Where The Palace Stood" Review


Um dos nomes grandes de música experimental, que teve origem no som/punk hardcore, com os Squirrel Bait, passando pelos Gastro (mais experimental embora ainda com algumas raízes no punk) e finalizado com os experimentais Gastr Del Sol, que entretanto acabaram em 1997, tendo depois prosseguido uma profíqua carreira a solo, onde consegue juntar tanto esquisitice como singelas melodias pop e esta é uma descrição que acenta aqui como uma luva.

Depois da intensa faixa título, instrumental e muito pouco convencional, que dá início ao álbum, temos duas faixas onde Grubbs dá asas ao seu talento como cantautor, duas calmas e doces malhas que antecedem mais um devaneio instrumental que parece ter sido saído da banda sonora de um filme português da década de oitenta na figura de "First Salutation". A seguinte faixa também é instrumental mas parece que tem os pés mais acentes na terra, com uma melodia, apesar de invulgar, que fica na cabeça - talvez por ser levemente irritante.

Continuando com as faixas instrumentais, mas desta vez no formato acústico surge a "Second Salutation", que acaba por passar um pouco despercebida, tal como a seguinte, "The Hesitation Waltz", algo aborrecida. E por falar em aborrecida, "A view Of The Mesa" também tem algo a dizer nesse departamento. As coisas começam a ganhar interesse com a esquisita "Abracadabrant" que é perplexa o suficiente para manter o interesse. O mesmo não se pode dizer da "Fugitive Colors". "Third Salutation" acaba o álbum de forma bem experimental e desconcertante, com um tom quase ambient.

É um álbum desequilibrando, passando por várias disposições, não sendo nenhuma delas comuns para um disco de rock. Um álbum experimental, recomendado para os fãs do músico. Aqueles que  tomam o seu primeiro contacto aqui com ele, podem estranhar de uma forma violenta. Para mentes abertas e sobretudo, aventureiras.
 
Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira