About Me

Eldkraft - "Shaman" Review


Mais um lançamento por parte da Poison Tonque, sub label da Metal Blade, a cargo do vocalista dos Primordial, A.A. Nemtheanga e segundo o mesmo, aquilo que o fascinou quando ouviu a demo deste álbum, foi o potencial que a mesma tinha para se tornar um grande álbum de metal pagão. Um feeling a algo genuíno, longe do feeling plástico que muitas das bandas de folk transmitem, cheio de tradições antigas e muito próximo dos momentos épicos de Bathory.

E assim apareceu o primeiro álbum dos suecos Eldkraft, composto apenas por três elementos, todos eles ex-membros dos Horde Of Hell, dos In Battle  e dos Odhinn - J. Sandin, H. Karlsson  e N. Fjellstroöm (que também é baterista dos Dark Funeral), e que tem um forte sentido épico. A voz de Sandin relembra por vezes o tom melancólico da voz limpa de Vintersorg, uma voz que, apesar de bela, começa a cansar ao final de algumas músicas.

O álbum ouve-se bem e as letras em sueco não são um problema, até porque a sua estranha musicalidade encaixa bem com este sub-género do metal, no entanto, o mesmo problema que há com a voz, acaba por acontecer com o álbum em si. Faixas como "Patterns" empolgam, mas o sentimento geral é que acaba por ser um álbum que demora algum tempo a entrar e que pode não haver a paciência para lhe dedicar a atenção e tempo que merece. É uma estreia para ir descobrindo aos poucos e que agradará aos que gostam de metal pagão e épico, sem meter muitas festividades pelo meio. Boa aposta.

Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira