About Me

Svart Crown - "Profane" Review


Já muito se falou da cena metal francesa e a forma como ainda consegue mostrar trabalhos refrescantes. Os Svart Crown não são excepção. Com "Profane" atingem a marca do terceiro álbum e dão mais um passo no aperfeiçoamento da sua fórmula de death metal de características profanas - ou devo dizer no seu black metal com características brutas?

Quando se fala de black metal francês pensa-se imediamente em som experimental e aqui há um pouco dessa aura que certas bandas como Deathspellk Omega ou Blut Aus Nord, mas na verdade o apelo da brutalidade é bem mais forte. Faixas como "In Utero - A Place Of Hatred And Threat" e a faixa título são exemplos dessa força destrutiva em forma sónica. Os ambientes e melodias tornam-se sufocantes que com o peso só faz com que o ar falte mais depressa. E por falar em ar, a "Until The Last Breath" é a prova que mesmo retirando o pé do acelerador, essa intensidade fica.

Ao terceiro álbum, os Svart Crown afirmam-se como uma banda a ter em conta no panorama do death/black metal, a fazer (e sem querer blasfemar) aquilo que se calhar se esperaria de uns Morbid Angel por exemplo. É certo que não há por aqui nenhum Trey Azagthoth, mas a energia crua e a força com que este álbum bate é um exemplo tanto para os novatos como para os veteranos. Com argumentos e qualidade suficientes para se tornarem (mais) uma das forças de respeito do seu país no que às artes negras diz respeito, não faltará muito mais para tal ser atingido.
 
Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira