About Me

XCIII - "Like A Fiend In A Cloud" Review


Álbum de estreia desta banda francesa apostada em fazer reviver uma certa ambiência romântica própria do século dezanove no seu metal com tendências góticas, progressivas e porque não atmosféricas. A primeira música, instrumental de piano, "Rêverie Nocturne", é provavelmente a mais interessante do álbum. Conforme "Bal Macabre" entra, começa-se a enquadrar a banda num estilo de som que é bem menos interessante do que a descrição que fiz atrás.

O som pouco orgânico e as vocalizações sem grande brilho fazem que o ouvinte aos poucos perca o interesse no álbum, nunca conseguindo recuperar os níveis de atenção conseguidos na faixa de abertura. Apesar disso, há pormenores interessantes que isolados fazem melhor do que todos juntos. A secção do solo da "Hibernal Sadness" é um desses casos. Fica a ideia então de que o prato dos XCIII é mesmo a melancolia e que quando optam por algo mais agressivo, a produção não os favorece e soa tudo um pouco forçado, um pouco plástico.

Indicado para os apreciadores do som gótico, simplesmente. As referências (ou melhor influências) apontadas no press release de My Dying Bride, Opeth, Porcupine Tree, Katatonia, Anathema e Agalloch não se fazem sentir porque a orientação mais palpável é mesmo a gótica. Um álbum interessante nas suas ideias mas algo cansativo na sua forma.
 
Nota: 5.5/10

Review por Fernando Ferreira