About Me

Mumakil - "Flies Will Starve" Review


O bom grindcore não engana, nem se alonga muito. Tanto o género como a sua descrição são breves e directas. “Flies Will Starve” é o terceiro longa-duração destes suíços, o segundo lançado pela Relapse.

Ao ouvir “Death From Below” a abrir o álbum, percebemos logo porque é que a banda está ligada a uma editora de tamanho nome. Ao longo de trinta e seis minutos, é notória a raiva e a força com que o equipamento é castigado, especialmente a bateria; que desde o ano passado, é tocada (ou massacrada, se preferirem assim!) por Kevin Foley, que não é um nome estranho a quem está dentro das sonoridades mais brutas. Para quem não sabe, pertence aos Benighted, ícones do Brutal Death Metal.

Vinte e quatro músicas. Todas sem vacilar. Sem espaço para mariquices nem para invenções (ok… as guitarras em “Wrong Turn” são um bocado mais orelhudas). Breve? Check! Directo? Check! Forte? Este requisito até merece duas cruzes num só espaço. Inovador? Para quê? É verdade que a boa vontade não é tudo, mas quando se faz boa música, o que mais pode correr mal? Além de bom, é bruto! Muito bruto! Quem não ouve grindcore assiduamente, vai certamente gostar disto, porque não há motivos para desgostar. É mais virado para os fãs assíduos do género, ainda assim.

Não vai para a lista de melhores álbuns de grindcore de sempre, mas é bom. E é um autêntico murro no estômago do ouvinte. Porque há quem goste de violência. E os Mumakil são violentos. E por vezes basta isso. Mas quando se alia a brutalidade à boa execução, o que é que podemos fazer além de ouvir e deixarmo-nos ir na onda?

Boa viagem, ouvintes. E protejam-se!

Nota: 8/10

Review por Diogo Marques