About Me

Agathodaimon - "In Darkness" Review


A banda alemã já deixou há muito tempo o black metal para trás, mesmo que fosse uma forma de black metal que o fã não considera verdadeiro, ou seja,  o black metal sinfónico. Lá por alturas de "Chapter III", a presença dos elementos góticos foram aumentando em detrimento dos de black metal. Acaba por ser uma boa surpresa, a pujança de "In Darkness (We Shall Reborn)", a primeira faixa do alinhamento, que traz o velho feeling de volta, mesmo que seja intercalado por uns momentos mais compassados e até antémicos, onde as vozes boas soam muito bem, ao estilo de Primordial.

A dúvida que fica logo é: "Será isto apenas uma arma de uma só bala, ou será que há mais munições como esta?". Essa questão fica respondida com "I've Risen", a faixa seguinte, que embora não tenha a explosão da música anterior, sem dúvida que tem tanta ou mais intensidade. Alternando entre a potência das vocalizações rasgadas e a melodia das vozes limpas, com base ora agreste ora mais épica, os Agathodaimon de certeza que vão surpreender todos aqueles que já não contavam com eles há muito tempo.

Esse apelo melódico versus peso é algo que resulta quando uma série de factores estão presentes, tais como as melodias serem de qualidade, resultarem em pleno e o peso ser incrementado por uma produção de topo, tal como na "Oceans Of Black". Este é um álbum que traz de volta os Agathodaimon para o público dos apreciadores de black metal sinfónico, mesmo que esse público não seja, nem nada que se pareça, em tão grande como quando começaram e nem que o esteja aqui obedeça rigorosamente aos critérios que o estilo sugere - onde nunca teriamos uma versão acústica que resulta na perfeição de um dos temas mais pesados do álbum. Acaba por não ser importante classificar o género de uma obra quando a qualidade fala por si, que é o que acontece com "In Darkness".
 
Nota: 8.3/10

Review por Fernando Ferreira