About Me

Artizan - "Ancestral Energy" Review


Os Estados Unidos têm deitado cá para fora nos últimos anos muitas boas propostas de verdadeiro heavy metal e os Artizan são um bom exemplo disso, eles que chegam agora ao segundo álbum de originais, misturando elementos de power metal e hard rock europeu. Pelo som, a primeira impressão que fica é de que se trata de uma banda do nosso continente, e isso, de certa forma, torna-se refrescante. "I Am The Storm" inicia em grande forma as hostilidades, com um tema emblemático de heavy metal que convive bem lado a lado com "The Raven Queen" e "The Guardiana, dois temas bem mais melódicos.

"The Death Of Me" torna a puxar os galões do heavy metal mas raçudo, mas com um refrão catchy e melódico, característica que já se tornou parte da identidade da banda - ouvir a "Deep Ocean Dreams como bom exemplo de refrão cheio de melodia contagiante. É tão certo esta característica da banda já ser inata que até na faixa mais directa, "You Can't Take The Metal", ela está presente. No entanto tem que se dar destaque à faixa título, um épico com mais de dez minutos, que conta com a participação de Matt Barlow, e que tem tudo aquilo que o fã de heavy metal adora. Música destinada a tornar-se clássica entre os fãs da banda.

É um grande regresso da banda americana, que continua a lutar por aquilo que acredita, sem esmorecer, acreditando sempre no seu talento, que, como ficou aqui provado, é mais que muito. Heavy metal tradicional, melódico, bem tocado e que é sempre é bem vindo para todos os que têm saudades de outros tempos, tempos em que um tipo de álbum destes não era underground. Tem qualidade para romper essas barreiras, definitivamente.
 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira