About Me

Necronomicon - "Rise Of The Elder Ones" Review


Depois de três anos de ausência, os canadianos Necronomicon regressam com o seu death metal ocultista em "Rise Of The Elder Ones", o quarto álbum de originais. Para aqueles que nunca os ouviram antes, um bom termo de comparação podem ser os Aeternus, juntando uma certa aura do black metal a um death metal poderosíssimo. A adição de teclados em certos momentos ajuda a intensificar a densidade da atmosfera criada - ouvir o interlúdio "The Nuclear Chaos".

Além dos já citados Aeternus, também têm que ser citados os Morbid Angel, apenas não se podendo comparar o trabalho ao nível da guitarra solo (esse ainda é insuperável, por muitos maus álbuns que sejam lançados pela mítica banda), que não se limita apenas ao trabalho rítmico, com direito a alguns solos inspirados. O trio demonstra veneração ao trabalho dos norte-americanos, nomeadamente a nível lírico. Também é possível encontrar alguma inspiração Dimmu Borgiriana, nomeadamente na faixa título, que faz lembrar o trabalho orquestral levado a cabo na banda em álbuns como "Puritanical Euphoric Misanthropia", onde também as linhas vocais são familiares ao estilo de Shagrath.

É entre estas e outras referências que "Rise Of The Elder Ones" se movimentam, acabando por estar muitas vezes preso a algo que já se ouviu antes, sendo salvos apenas por alguns riffs menos genéricos. De qualquer forma, é um álbum digno de figurar na discografia da banda, podendo até ser considerado como um dos melhores até hoje, o que é sempre uma questão discutível. Faz falta mais dinâmica e mais ganchos que tornassem as músicas aqui contidas mais capazes de sobressair das inúmeras ofertas disponíveis no género. Algo como a instrumental e apoiada em sintetizadores "Celestial Being" sugere. Algo assim mas com voz gutural e guitarras distorcidas. Como a "Fallen" que encerra o álbum
 
Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira