About Me

Gonoba - "Endless Cycles" Review


Que grande som! É a primeira reacção assim que se chega ao fim da música instrumental que abre o segundo álbum dos Gonoba, "Inevitable", instrumental esse que antecede a brutal "Awareness", revelando a mistura equilibrada entre o death metal melódico e o thrash algo técnico. Não é fácil acertar na medida certa em qualquer um dos estilos, quer no death metal melódico, quer no thrash técnico mas a banda eslovaca acerta mesmo na moche.

Será um crime se esta banda não ganhar o devido reconhecimento com este trabalho, porque a qualidade aqui é de top, do início ao fim. Para os fãs de thrash/death, é vício garantido. Os pormenores de composição, arranjos de guitarra, riffs, contra-riffs, licks e os solos viciantes - os da "As Bridges Fall" e "Extermination Protocol" são mesmo uma coisa do outro mundo e faixa título, que é instrumental, tem tudo o que foi referido atrás. Não há nada que não dê certo aqui.

Nada...a não ser um pequeno pormenor, que aqui assume pouco importância em relação à música em si: ter uma música com o título "Camel Metal" e vir referido no press release que "cinco gajos que amam metal e camelos estão de volta"... Será que há assim tantos camelos na Eslováquia que faça com que seja natural algo assim? Uma questão parva que perde todo o peso perante a qualidade esmagadora que estas dez músicas têm - e sim, incluo aqui também a já mítica "Camel Metal". Um álbum aconselhado para todos aqueles que anseiam por death metal melódico e thrash técnico, tudo junto num pacote.
 
Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira