About Me

Hour Of 13 - "Hour Of 13" Review


O fenómeno das one-man-band são bastante comuns nos meandros do black metal ou até mesmo do splatter/goregrind a nível mais underground, mas no que diz respeito ao doom/heavy metal tradicional e é por isso que Hour Of 13 ou, pelo menos, Chad Davis, o homem por trás do projecto, logo à partida tem logo um grande motivo para ser admirado - ele que também se mantém activo com os Anu, Chains, Profane Grace, Mountain of Judgement e Set, tocando desde dark wave, até black metal, passando pelo doom/stoner rock.

De momento, os Hour Of 13 já têm três álbuns lançados, sendo que o último data do ano passado. Com o primeiro álbum estando esgotado há já alguns anos, esta foi considerada a altura ideal para disponibilizar em vinil e em cd o álbum novamente, aqui quando ainda eram um duo, ficando Davis encarregue de todos os instrumentos enquanto Phil Swanson, dono de uma voz clássica e próxima daquilo que se tem como ideia do que é o verdadeiro heavy metal, de origem americana, ou seja, arraçada de NWOBHM. Com um contéudo lírico bem ocultista e muitas influências da música pesada da década de setenta, nu ma vertente doom, este álbum acaba por se passear no género com segurança mas mesmo assim acusa alguma falta de força.

"Call Of Satan" parece uma malha clássica do género mas falha na parte do solo de guitarra, que seria algo que está mesmo a pedir, ou melhor, a exigir. Essa é uma falha que vai acompanhando o álbum ao longo de toda a sua duração, com algumas honrosas excepções, como na "Grim Reality" ou na "Allowance Of Sin". Grande atmosfera nostálgica, mas a sensação de que falta algo acabo por ficar quase sempre implícita. De qualquer forma, este será um trabalho indicado para todos aqueles que procuram completar a sua colecção da discografia do projecto, que com esta reedição, poderão finalmente fazê-lo. Em termos musicais, acaba por nunca cumprir a excelência que alguns temas isolados poderão exigir.

 
Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira