About Me

Shadowcraft - "Principles Of Chaos" Review


O black metal grego sempre foi tudo menos convencional, até mesmo nas vocalizaçaões, portanto ao sabermos que os Shadowcraft são gregos e de que este é o seu trabalho de estreia, fica-se um  pouco nessa expectativa. A intro "Aeons Passed On" sugerem logo de que, talvez, se tenha algo bem mais regular do que aquilo que se antecipava. Conforme a faixa título se desenrola temos mesmo essa confirmação. Embora a voz seja algo na linha dos primeiros trabalhos de Rotting Christ, instrumentalmente o que temos aqui é black metal sinfónico/melódico.

O trabalho de guitarra é bom, "A Brotherhood Betrayed" tem bons riffs de guitarra, por exemplo, mas depois as linhas de teclados parece que não se conjugam bem. Provavelmente nem será isso. Será o simples facto de que as soluções que temos aqui, são aquelas que se aprenderam a criticar desde que o nome dos Cradle Of Filth foi perdendo respeito no underground. Não quer dizer que é tudo mau ou sequer que há algo de mau - a melodia de flauta sintetizada na "The Light Of Apollo" encaixa perfeitamente - quer apenas dizer que os Shadowcraft chegaram cerca de treze anos atrasados. Ou mais.

Numa altura em que black metal sinfónico é sinónimo de verdadeiras orquestrações e não linhas de teclados, em que as coisas evoluíram bastante, ouvir algo como o que se ouve aqui acaba por soar datado, apesar de todas as boas ideias aqui contidas. Sendo o primeiro álbum, e havendo talento óbvio para voar mais alto, dá-se o desconto, mas a verdade é que os gregos já andam nesta vida, a lançar demos, desde 2006. É o caso para esperar e ver, até porque há aqui uma faixa, a última para ser mais exacto - "Wrath Of Celestial Daemons" - em que há um solo de teclados que resulta perfeitamente, portanto há esperança para esperar o inesperado.
 
Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira