About Me

The Last Warning - "Progression" Review


Os The Last Warning são daquelas bandas que podem confundir quem as quer definir. Para uns, de certeza que tocam metalcore tal como mandam as regras. Thrashado, com melodia, alternando as vozes rasgadas com as mais guturais, alguns solos, riffs com groove e melodias/harmonias entre as guitarras. Para outros, não existe dúvida que tocam death metal melódico como mandam as regras. Thrashado, com melodia, alternando as vozes rasgadas com as mais guturais, alguns solos, riffs com groove e melodias/harmonias entre as guitarras. Como algo simples pode ficar tão confuso? Simplifiquemos então.

Oriundos da Austria, este é já o seu segundo álbum desde que mudaram de nome em 2009 - antes chamavam-se Last Warning (sem o "The") e lançaram dois álbuns com essa designação - e a verdade é que poderão tanto afastar aqueles que têm aversão ao termo metalcore como que atrair todos os que gostam do seu death metal melódico. O grande trunfo dos dois estilos, é o tipo de melodia catchy que se instala e é o derradeiro teste para a qualidade e longevidade de uma banda que se propõe a fazer algo do género. Aqui existem alguns momentos assim (como a "The New Sign") mas a questão é que "Progression exige mais algum esforço por parte do ouvinte.

Depois de algumas audições, é possível apreciar em pleno malhas como "Awake The Red Lion" e "Down To The Ground" e uma particularidade com este álbum é que, ao contrário do que é normal, conforme se aproxima do final, vai ganhando um fulgor invulgar e até invejável. Quando um álbum vai crescendo com as audições e até no decorrer de uma delas, é porque algo de especial se passa por aqui. Não será o disco da década, mas para um simples disco de metalcore/death metal melódico, safa-se muito bem. Muito bem mesmo. Talvez muito melhor do que muitos anunciados discos da década.
 
Nota: 8.4/10

Review por Fernando Ferreira