About Me

Stranger By Starlight - "Chalk White Nights" Review



Qual o resultado da equação que junta parcelas como Eugene Robinson dos Oxbow e a sua voz característica e os talentos instrumentais de Anthony Saggers mais conhecido pelo nome artístico de Stray Ghost, conhecido pelas suas paisagens melancólicas, minimalistas, indo desde o shoegaze até ao ambient? Teoricamente o resultado seria a soma das suas partes, mas a verdade é que estas parcelas são tão imprevisíveis que só este trabalho só pode ser encarado de mente e espírito muito (muito) abertos.

"The Night Of No Sleep" mostra bem a particularidade agonizante da voz de Robinson, com um constante sofrer no seu tom e com o instrumental minimalista a criar uma parede hipnótica que se funde com a voz e que faz estragos. Basicamente, todo o álbum faz estragos. A pessoa pode estar bem com a vida, pode estar numa maré positiva, ouve isto e tudo desmorona como um castelo de cartas. A fórmula empregue na primeira faixa, apesar de eficaz, acaba por perder a sua vitalidade conforme é revisitada em praticamente todas as faixas. Apesar da variação presente nos estilos que podem ser identificados desde trip-hop, drone, ambient, acaba por haver um certo repetir de ambientes que torna mais difícil de apreciar o álbum como um todo.

Existem momentos muito bons, como a "An Organist", excelente na sua aproximação ao dark ambient / drone, e outros um pouco mais sofredores como "The Last Days Of The Sinner", que nos seus quase nove minutos de duração, torna-se algo aborrecida e repetitiva. A final "A Black Cat" torna-se um suplício pela abordagem vocal de Eugene Robinson. Considerando que é a última faixa, que já se tem cerca de trinta minutos para trás de melancolia exacerbada, quando se chega à quinta e última música e se tem quase dez minutos em Robinson dá largas aos seus devaneios sôfregos... é algo que se torna demasiado.

Um álbum curioso para os apreciadores dos dois músicos, experimental como a própria carreira dos envolventes exige. Para aqueles que não têm tanta paciência para experiências, então, não há qualquer razão para perder o seu tempo aqui.


Nota:
6/10

 
Review por Fernando Ferreira