About Me

Irdorath - "I Am Risen" Review


Terceiro álbum da banda austríaca Irdorath que nos traz um black metal bruto e arraçado de death metal. Depois de uma breve introdução, "God Raped" mostra em todo o esplendor a blasfémia do quarteto com um som poderoso e até uma certa costela clássica - aquele riff principal tem um certo quê de heavy metal mesclado com thrash. É uma sensação que acompanha o álbum todo sendo que se torna difícil catalogar o trabalho de black metal, já que há uma forte componente de death metal e elementos mais clássicos, sobretudo a nível técnico, ficando a blasfémia reservada para as letras do que propriamente para o som.

Sendo que o género do death metal com características blasfemas já produziu coisas muito boas e também coisas muito más, são sempre trabalhos que se abordam com alguma desconfiança mas que os Irdorath, alheios a isso, vão debitando o seu som, música após música, conquistando o ouvinte e apreciador de death metal (mais do que provavelmente o apreciador de black metal) com grandes malhas. "Minions Of Lust" tem um riff viciante que se torna impossível de não fazer headbang, tendo até um certo groove (blasfémia!) e "Hammer And Nails" tem uma entrada puro thrash metal, e um ritmo que não vacila nunca, sem falar do ritmo pedal-to-the-metal de "No Human No War", apenas para citar alguns exemplos.

Se esta banda austríaca, com os álbuns anteriores nunca conseguiu sair muito do seu reduto local do underground, este álbum tem toda a qualidade para os fazer chegar mais longe. Uma produção de classe de Andy Classen, está aqui um sólido trabalho de death metal com tiques de black que conquistará sem grande esforço todo os que gostam de poder, ritmos frenéticos, riffs certeiros e memoráveis, e até melodia (basta ouvir a "Mother Of All Lies") tudo junto, em quase cinquenta minutos de música (contando com a música bónus "Windgeist"). Um álbum e banda a conhecer por todos os amantes de música extrema.

 
Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira