About Me

Sabaton - "Swedish Empire Live" Review


Os Sabaton são um dos fenómenos mais recentes da música pesada. Numa altura em que só os mais fortes sobrevivem no mundo do power metal e onde até algumas bandas clássicas demonstram dificuldades, o grupo sueco está num pico de popularidade invejável. Começando a carreira onde o estilo estava em claro declínio, começaram por mudar ligeiramente o conceito lírico das suas composições, fugindo aos temas típicos de fantasia, feiticeiros e dragões e mergulhando em factos históricos - ali, algures pela altura do álbum que ficou por lançar em 2002. Não é no entanto o fruto de sorte ou de apenas estar no sítio certo no momento certo. Há muito trabalho por trás de tudo aquilo que os Sabaton atingiram. "Swedish Empire Live" é a prova disso, da forma como a banda em cima do palco consegue impressionar e cativar os seus fãs e ainda conseguir conquistar outros novos.

No pacote habitual de hoje em dia, a Nuclear Blast disponibiliza então uma parafernália de edições sendo a mais completa e apetecível um duplo Bluray (num pacote de cabedal, apenas disponível pelo mailorder da editora) com um dvd extra e CD audio do principal concerto deste lançamento, o concerto no Woodstock polaco, onde tocaram para o impressionante número de 600 mil pessoas (!), que é onde vamos apoiar já que foi o único suporte ao qual tivemos acesso. Dezasseis músicas que mostram o à vontade que a banda tem, a forma como eles ficam esmagados pela recepção que tiveram por parte do público polaco - acredito que ter 600 mil pessoas a gritar o nome da banda onde se toca seja algo para esmagar qualquer comum mortal.

Poderá haver apenas um pequeno defeito a apontar a este lançamento, que é no som, mas que talvez seja também o seu trunfo. com um som algo desequilibrado - por vezes parece que os teclados surgem algo presentes demais em relação às guitarras - e cru, mas também demonstra a banda em palco tal como ela é, sendo um testemunho honesto do que é ir a um concerto dos Sabaton. Passando em revista toda a carreira da banda, é o álbum ideal tanto para os fãs de sempre como também para dar a conhecer a novos, aqueles que inexplicavelmente ainda não os conhecem. Acaba por ser esse o propósito de um álbum ao vivo, afinal de contas. Pegar em espectáculos bem sucedidos (quando não são bem sucedidos, pegam-se nalguns pós de magia em estúdio - coisa que mais uma vez refiro, não aconteceu aqui) lançar uma compilação disfarçada e aumentar ainda mais o sucesso antes conseguido.

Ao ouvir o CD, fica-se com a vontade de mergulhar no produto completo, de ver aquele mar de gente - principalmente na faixa "40-1", que fala da luta dos polacos contra a invasão da Alemanha no início da Segunda Grande Guerra, de ver as outras actuações disponíveis nos blu-rays/dvds. Mais uma razão para ficar a conhecer esta banda sueca que é provavelmente uma das grandes sensações (se não a maior) do heavy metal mundial.

 
Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira