About Me

Epica - "Retrospect" Review


Esta comemoração dos dez anos de carreira dos Epica começou mal, com algumas unidades com problemas nos discos de Blu-ray e DVD, questão que a editora se chegou prontamente à frente para tentar resolver, não beliscando assim a importância de que este disco ao vivo possa ter. Uma edição de luxo em audio/vídeo, do qual apenas temos acesso, como já é normal e compreensível, à parte audio. De luxo, não só por ser composta por uma embalagem de luxo, com capa dura, quarenta e oito folhas, com dois DVD/Blu-Ray e três CD, mas por ter sido gravado ao vivo, com uma orquestra sinfónica de setenta elementos e por açambarcar em três horas de música e vinte seis músicas uma boa representação do que é a carreira do colectivo holandês.

Num tempo em que as compilações são feitas pelas editoras, das músicas que têm direitos, de forma a espremer um pouco a teta do artista, muitas vezes sem o consentimento ou participação do mesmo, apenas para acabar em nice price passado um ano num qualquer estabelecimento, que é sempre o mesmo, no centro comercial mais perto de si. Ou então também existem aquelas compilações em que a banda até participa, até é para comemorar algo, mas o destino é também acabar em nice price passado um ano num qualquer estabelecimento, que é sempre o mesmo, no centro comercial mais perto de si. A opção do álbum ao vivo acaba por ser a melhor alternativa, principalmente quando o concerto em questão tem três horas e foi todo captado na integra, sendo também uma forma inteligente de lançar um álbum ao vivo, valorizando-o em muito - os dois coelhos apenas com uma cajadada só, compilação e álbum ao vivo.

A prestação da banda é irrepreensível, assim como a sua fusão com a orquestra também, pesando também o facto de já o terem feito bastantes vezes anteriormente e de que a sua própria música se enquadra perfeitamente para experiências deste género - apesar de haverem aqui alguns detalhes novos em certos arranjos para que essa fusão ainda seja mais perfeita. Também existem músicas feitas especificamente para esta ocasião, como a intro e outro, assim como a versão de "Presto", das quatro estações de Vivaldi, o medley Star Wars com "Battle Of The Heroes / Imperial March" mas o destaque vai mesmo para o dueto em "Stabat Mater Dolorosa" da peça de Pergolesi "Stabat Mater" onde Simone canta com Floor, ex-vocalista dos After Forever, ex-banda de Jansen, de onde saiu para formar os Epica.


Não é só um disco ao vivo, nem apenas um DVD/Blu-ray com o registo desse concerto, nem uma mera compilação de comemoração do décimo aniversário da banda, é tudo isso e muito mais. Algo grandioso que todos os fãs vão querer guardar para sempre, não existam quaisquer dúvidas disso. Num formato praticamente sem valor comercial, os Epica e a Nuclear Blast conseguem fazê-lo essencial.

Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira