About Me

Reportagem: Leprous, Blindead e Nebulous @ TOCA, Braga - 01-11-2013


Após a visita ao nosso país por duas vezes em 2011 como banda de suporte para Amorphis e como músicos convidados de Ihsahn, os Leprous voltaram a pisar território nacional, mas desta vez em nome próprio. Este regresso aconteceu numa sexta feira chuvosa, na cidade de Braga.


A abertura da noite ficou a cargo dos convidados especiais, os nacionais Nebulous. Uma banda relativamente recente e com uma sonoridade diferente daquilo que actualmente se faz em território nacional. O quinteto bracarense entrou em palco com muita energia, para apresentar o seu auto-intitulado registo que saiu este ano.  Foi um concerto de grande qualidade do inÍcio ao fim, que cativou o pouco público presente. Com o seu estilo musical mais virado para o djent, esta banda tem tudo para dar que falar no underground português.





Seguiu-se a actuação de Blindead, a grande surpresa da noite. Com um estilo mais para o sludge/doom ainda são uma banda bastante desconhecida para o público português. Estes trouxeram na bagagem o seu mais recente registo, “Absence”, lançado duranteeste ano. Com uma setlist composta exclusivamente por músicas deste último lançamento, tocaram todas excepto a primeira faixa. Apesar de pouco ou nada comunicativos com a plateia, a sua atmosfera encantou e encheu uma sala muito vazia. Esta maravilhosa actuação de certeza que lhes aumentou a base de fãs neste País e aguarda-se com alguma impaciência o seu regresso num futuro mais ou menos próximo.





Pouco passava da meia noite e meia quando chegou o momento mais aguardado da noite. Os noruegueses Leprous deram início ao concerto com músicas do seu mais recente álbum, “Coal”, editado ainda este ano. Este mesmo álbum foi tocado quase na íntegra pela banda, que acabou também por tocar músicas dos seus outros álbuns. Foi um espetáculo intenso no qual a banda nos proporcionou uma grande atmosfera e uma presença em palco muito energética, em especial o vocalista. Foi um excelente concerto que vai deixar saudades, esperando que os músicos que voltem a Portugal num futuro próximo.











Texto por Rita Limede
Fotografia por Filipe Gomes
Agradecimentos: SWR inc.