About Me

Jorn Lande ,‘Príncipe do Sol’, traz luz a vila sombria


No último 30 de Outubro, o vocalista de hard rock/metal Jorn Lande (Jorn, Masterplan, Ark), participou na cerimónia oficial de início de funcionamento dos espelhos de sol numa pequena vila norueguesa, Rjukan.

Rjukan tem cerca de 3500 habitantes e está situada a 180 quilómetros a oeste de Oslo, e tem a particularidade de se encontrar permanentemente à sombra das montanhas envolventes durante os 6 meses de Inverno. A luz solar natural deixa de inundar o vale em Outubro, para regressar apenas em Março do ano seguinte, altura em que se realiza o “Solfest” e as pessoas inundam a rua em celebração.

O projecto de Martin Andersen, um artista norueguês residente na vila, consiste em 3 espelhos gigantes controlados por computador, situados 400m acima de Rjukan, estando desenhados e posicionados para reflectir o sol durante os meses mais frios para o centro da cidade, que fica no vale mais profundo da região. Houve alguma polémica inicial à volta do projecto, sendo que 80% do seu custo final foi coberto com dinheiro dos contribuintes.

Para a inauguração, a organização decidiu abrir com a música “Let the Sun Shine”, e tiveram Jorn e Trond Holter (guitarrista de Jorn) como convidados. Jorn tinha sido, em Março passado, nomeado “Príncipe do Sol” como parte do Solfest.

Como curiosidade, este sistema foi já aplicado com sucesso noutras regiões semelhantes, mas a ideia de o fazer em Rjukan foi pensada há 100 anos atrás por um engenheiro da altura, Sam Eyde, que em muito contribuiu para desenvolver a vila. No entanto, apesar da sua ideia brilhante, na altura não tinha acesso a tecnologia que lhe permitisse concretizá-la.

Rjukan tem um cenário maravilhoso, sendo um ponto de referência para alpinistas e esquiadores de todo o mundo, mas este evento histórico irá certamente promover a área e a vila. Rjukan espera tornar-se património mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 2015. A candidatura foi entregue e o argumento é o engenho do Homem para superar as vicissitudes da natureza.

Por: Inês Sobreira - 10 Novembro 13