About Me

Ted Nugent - "Ultralive Ballisticrock" Review


Ted Nugent é uma lenda viva. Indepentendemente do que se pense dos seus ideiais políticos (claramente republicanos, o mais à direita possível) ou da obsessão por caça e por armas, como qualquer americano idiota, o facto é que o velho Ted é um grande guitarrista e um animal de palco. Ao vivo, é uma máquina de debitar riffs e comentários idiotas, um balanço por vezes algo injusto, porque apesar de falar tanto à parva como tocar guitarra, a irritação que a primeira provoca quase não compensa a segunda. Para quem não conhece o velho Tio Ted, talvez este álbum ao vivo seja a melhor forma de se ficar logo apresentando. Tanto pela positiva como pela negativa.

Com clássicos misturados com coisas mais recentes, o material é todo uniformizado numa grande bola de rock'n'roll, tipicamente americana e que tem o encanto por isso mesmo. Faixas que transformam em longas jams como a "Wango Tanto", "Wang Dang Sweet Poontang", "Fred Bear" e "Stranglehold" são bons exemplos da capacidade do músico norte-americano dar um bom espectáculo com a guitarra na mão, não esquecendo a boa banda que tem nas suas costas composta por Derek St. Holmes na voz e na guitarra ritmo, assim como o baixista Greg Smith e o baterista Mick Brown. Claro que faixas como "Great White Buffalo" e "Cat Scratch Fever" não poderiam faltar.

Um duplo CD e DVD que vale bem a pena adquirir se hard rock com espírito bem rock'n'roll é aquilo que se gosta. Não nos podemos pronunciar no que diz respeito à parte vídeo (como costume, só temos acesso ao audio) mas pelo que se pode ouvir é de qualidade. Claro que o velho Tio Ted fala demasiado e que por vezes aquela mentalidade tipicamente americana (logo mentecapta) de que são o maior país do mundo, abençoados por Deus e com direitos adquiridos sobre o resto do mundo salta ao de cimo, algo que poderá irritar logo à partida que tenha mais de que um dedo de testa - não é preciso ser exigente neste ponto. Portanto... resumindo, musicalmente, nota máxima, quanto à conversa... temos que ser tolerantes, fechar os olhos, respirar fundo. No fundo, temos que ser aquilo que o velho Ted não é. Tolerantes.

Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira