About Me

Lay Down Rotten - "Deathspell Catharsis" Review


Pelo nome, até parece uma banda ou de gore grind da Indonésia ou de deathcore austríaco, mas na verdade os Lay Down Rotten são alemães com uma profíqua carreira (este é já o seu sétimo álbum) iniciada em 1999, com uma fórmula bem simples: Death metal. Normalmente o death metal alemão ou é modernaço, ou é bruto e técnico ou é simplesmente esquisito e os Lay Down Rotten não se encaixam em nenhuma destas categorias. A banda poderiam enganar qualquer um pelo estilo da sua música, mais próxima de uma melodia sueca e uma brutalidade americana - principalmente por alguns riffs e pela produção pujante.

Lançado pela Apostasy, este álbum  (o primeiro para a editora) só foi lançado agora devido a problemas que atrasaram o seu lançamento - já está pronto desde Agosto do ano passado - mas nunca é tarde demais para o mundo ver death metal desta qualidade. Sem truques, sem gimmicks, apenas death metal honesto, com melodia que tornam as músicas mais difíceis de esquecer. O equilíbrio perfeito entre a técnica, a potência e a melodia, perfeito para não enjoar, perfeito para que haja sentido em ter músicas de sete e seis minutos, um álbum de mais de cinquenta minutos, sem que existam quebras ou a tentação de andar para a frente.

Death metal talvez não puro tanto quanto isso, mas de certeza duro. Temas como "Zombiefied Electrified" e "Among The Ruins Of A Once Glorious Temple" têm aquele toque clássico à Bolt Thrower, com riffs épicos, só que aqui eles surgem em tremolo picking que dão uma sensação de urgência viciante. Este será um álbum que os fãs do género não poderão perder e para quem não conhecia a banda, ao ouvir este "Deathspell Catharsis" de certeza que vai querer conhecer o que ficou para trás. Um grande álbum que poderá surpreender os incautos.


Nota: 8.4/10

Review por Fernando Ferreira