About Me

Sarkom - "Aggravation Of Mind" Review



Reedição do primeiro álbum dos noruegueses Sarkom, que entraram em cena com um estrondo. Pelo menos na barulheira, no bom sentido, que espalham neste "Aggravation Of Mind". Com as guitarras cheias de gravilha a comandar as operações, até mesmo no nível de volume, há logo um grande impacto com a "Bloodstains On The Horns", cheias de pormenores interessantes e também com melodias apreciáveis. Um bom início, que embora revelando que são as guitarras que comandam, não deixa de causar boa impressão pelo trabalho do baixo (sempre presente, conseguindo assegurar bem os graves), da bateria (algo discreta, perdendo-se um pouco na mistura, mas cumprindo a sua missão) e voz (mais reminiscente de um punk/crust do que propriamente black metal mas mesmo assim adequada.

Com as faixas seguintes, tem-se o tira-teimas. Ou se gosta de black metal primitivo e mau-feitio ou então é melhor mesmo parar e ir ouvir outra coisa. Bandas como Gorgoroth, Immortal antigo, Marduk ou Dark Funeral e até certo ponto Darkthrone antigo, são boas pistas para o que se pode ouvir. Para quem for fã desta fase da segunda vaga de black metal, este é o álbum a ouvir. Um clássico que apenas não o é mais por ter chegado tarde demais para esse efeito, mas em boa altura se tem esta reedição já que a edição original, editada pela já defunta Twilight, já esgotou à muito.

Para quem não for fã, ouvir este álbum poderá ser uma experiência agonizante e extenuante. As guitarras fuzzy e bem agudas ("Alpha - Omega" parece que foi colonizada por vários enxames de abelhas), duração média de cada um dos oito temas a rondar os oito minutos e apesar de alguma dinâmica entre o uptempo e o midtempo, os menos pacientes poderão-se fartar depressa. Um tema como "Inside The Memories" poderá ser mais do que poderão aguentar, algo experimental e primitivo simultaneamente. De qualquer forma, não deixa de ser um pequeno tesouro que vê agora a luz do dia, bastante superior ao segundo álbum, "Bestial Supremacy", já aqui revisto também.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira