About Me

Sarkom - "Bestial Supremacy" Review


Reedição do segundo álbum dos Sarkom, banda norueguesa de black metal que aposta no estilo mais compassado e intenso do género, a lembrar os Khold misturados com os momentos mais lentos dos Gehenna, fase do "Malice" - o que não impede que existam alguns blastbeats como no tema título, na "Infected"  ou na "Symbolic Revulsion". Tendo sido o álbum lançado originalmente em 2008, poderia esperar-se que ele agora soasse algo datado, mas se isso acontece, já o deveria acontecer em 2008. Seis anos depois este álbum soa exactamente da mesma forma, como black metal escandinavo, sem grandes "efeitos especiais", apenas conservando o ambiente próprio que lhe é esperado.

A Dark Descend Records aproveitou o facto de ter lançado o terceiro álbum de originais, "Doomsday Elite", o ano passado, para colocar disponível a restante discografia disponível, já que a editora que os tinha editado, Twilight, acabou por fechar portas. Inicialmente será um lançamento digital mas posteriormente será disponibilizado em cd, não se sabendo bem quando.

É um trabalho que merece essa segunda vida apesar de não ser propriamente essencial ou revolucionário para o black metal norueguês. Há, todavia, valor suficiente para que os fãs de black metal mais compassado se interessem por adquirir esta reedição, com o artwork revisto. Sem truques, a cumprir as regras, black metal escandinavo.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira