About Me

Portal - "For all That Is Damned To Vanish" Review


Treze anos de intervalo entre lançamentos parece quase uma vida inteira. "Parece quase", não. É! Os Portal (os suecos, não confundir com os australianos) lançaram a estreia, "Forthcoming", em 2001 e apenas agora surge o segundo álbum, quando a meio mundo já não se lembrava sequer que eles existiam. A potência com que "In The Steps Of Forgotten Gods" explode nas colunas deixa logo a indicação de que a paragem não os fez esquecer de como a coisa se deve fazer. O death metal melódico em 2001 tinha uma conotação completamente diferente daquela que tem hoje em dia. A proximidade com aquilo que se entende por metalcore ficou muito diluída mas os Portal reforçam de forma exemplar essa diferença.

Peguemos na potência vocal dos Dark Tranquility e dos Amon Amarth, misturemos com a distorção destes últimos e a apetência (e competência) para utilizar aqui e ali alguns umas guitarradas acústicas, tal como os In Flames faziam no início da sua carreira, isto tudo num tacho chamado death metal sueco e é bastante próximo do que se pode ouvir em "For All That Is Damned To Vanish". Não há uma faixa que não envolva por completo o ouvinte, lembrando-o constantemente de todos os elementos citados no início deste parágrafo mas também não ficando no ar o cheiro a rip off. Perante os malhões que se tem aqui, a originalidade acaba por não ser um factor decisivo.

Não é nada que os Amon Amarth não tenham já feito à sua maneira, mas os Portal demonstram um lado diferente, mais up tempo por vezes, menos épico, mas com um foco intensivo nas dinâmicas e nas melodias, sem perder uma pitada de peso. Tudo aquilo que pode fascinar no género death metal melódico está presente aqui em doses cavalares, lembrando a razão pela qual o estilo teve tanto impacto na segunda metade dos anos noventa. Esperemos agora, sinceramente, que não demorem mais treze anos até lançarem o próximo álbum. Não que este álbum não tenha estofo para aguentar até lá... mas por vezes a memória pega-nos partidas.


Nota: 8.5/10


Review por Fernando Ferreira