About Me

Thyrien - "Hymns Of The Mortals - Songs From The North" Review


Apesar do viking metal ou coisa que o valha, já tenha caído um pouco em desuso, ainda existem editoras que apostam em propostas do género e em bandas novas que surgem. Os Thyrien são finlandeses e depois de um EP lançado em 2007 ressurgem sete anos depois para a estreia, usando o death metal melódico como base e abusando dos clichês que tudo o que é folk/viking/pagão já nos feu a conhecer. Desde uma certa melodia, quase própria do power metal europeu (quase porque não é assim tão alegre) até aos arranjos de teclados-que-estão-praticamente-o-tempo-todo-ao-fundo-para-ver se não atrapalham, não há nada que falhe aqui nesse aspecto.

O que lhes falha em originalidade, sobeja em energia e entusiasmo. "Deathwish" tem um ritmo e melodias catchy e ainda um curto solo que é viciante pelo feeling que transmite. Não é nada de muito profundo, muito sério, apenas música ideal para dias/noites de festa - "Eternal Journey" é daquelas que mete uma plateia toda a mexer em modo de festa e que se assume como uma das de topo do álbum. Se dúvidas há em relação à banda encontrar uma fórmula vencedora, basta seguir esta faixa. Claro que depois correm o risco de ainda se afundarem mais no pântano dos clichês.

Questões de originalidade ou falta dela à parte, "Hymns Of The Mortals - Songs From The North" é uma boa estreia, para ser apreciada por aquilo que é: um álbum de death metal melódico com toques de folk e viking, ideal para ouvir num qualquer festival de Verão, a servir como aquecimento para emoções mais fortes. Com potencial para se tornarem nos próximos Ensiferum, por enquanto os Thyrien deixam apenas boas indicações desse futuro hipotético. Boa aposta da Massacre.


Nota: 7.2/10

Review por Fernando Ferreira