About Me

Circle Of Chaos - "Crossing The Line" Review


Os Circle of Chaos chegam ao segundo álbum depois de uma estreia quatro anos antes, na forma de "Black Oblivion", não ter feito grande comoção no underground. Death metal melódico com repentes de thrash deve ser uma das fórmulas mais usadas nos últimos tempos o que pode fazer com que apenas se repare num álbum do estilo se o mesmo saltar para cima do ouvinte e o encher de porrada. Apesar de toda a garra que faixas como "Sign Of Insanity" e "What Is Life" transmitem, não apresentam nada de extraordinariamente marcante. A solução para este problema pode passar apenas por se fazer umas quantas audições que possam ganhar mais alguma familiaridade com os temas - isto se não se importar com a velha questão "gosto disto porque é bom e eu gosto disto ou gosto disto porque me habituei a ouvir isto?"

Não é uma questão simples de responder, mas com algum discernimento chega-se à conclusão de que é um daqueles álbuns típicos que quem gostar de death metal melódico com elementos de thrash e até algum hardcore (nada que chegue a ser metalcore) gostará definitivamente disto. Potência com alguns pormenores melódicos e técnicos interessantes mas que não consegue ir muito além disso. Consegue no entanto passar uma forte sensação de honestidade em relação à sua arte, ou seja, não há aqui a sensação de se terem mandado para este comboio em busca de fama, sucesso e fortuna.

Esta banda sueca tem o que é necessário para se tornar um dos grandes nomes deste estilo. Técnica instrumental, o vocalista com poder para o estilo não acusando o toque da mudança (entrou para a banda após o primeiro álbum) e um sincero amor ao estilo que músicas como "Conqueror Of Balance" e "Tear It Down" evidenciam, não esquecendo os bons pormenores de "War N Terror". Um álbum que saberá a pouco para aqueles que são mais exigentes, dada a fasquia elevada no estilo, mas que revela uma banda que evoluiu e que se continuar nesse caminho, principalmente se essa evolução se concentrar na composição dos temas, poderá chegar longe.


Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira