About Me

Satanika - "Nightmare" Review



Dizem que há terceira é de vez mas no caso dos Satanika, não há grande coisa que "Nightmare", o terceiro longa-duração, traga que não tenha sido já trazido antes nos dois outros trabalhos anteriores, assim como nos seus já alguns EP lançados desde 2010. O que realmente traz é um refinar das suas doses cruas de thrash embebido em black metal sujo e bastardo que fazem lembrar os primórdios de bandas como Kreator e Sodom ou até de Nifelhei ou Skeletonwitch.

Com uma série de convidados, de bandas como Desaster, RAM, Protector, Delirium Tremens ou até ex-membros de Venom e Asphyx, "Nightmare" é um pesadelo unidimensional de black metal thrashado, onde não se pode dizer que exista uma (ou mais) faixa que se destaque mas cada uma tem, pelo menos, um pormenor digno de nota - "Blood Orgy" e a sua entrada estão muito bem conseguidas, por exemplo. Outra coisa que não falha são as intros retiradas de filmes de terror, dando um colorido especial à coisa.

Não se pode esperar mais que simplicidade bruta e tosca, com um som, apesar de tudo, algo poderoso - principalmente as guitarras que estão com um som mesmo potente e a bateria que está ainda mais forte - atentar na "The Executioner" para comprovar isso mesmo. Para quem gosta do género e não se importa de sensações de déjà vú (afinal, a roda não está a ser reinventada aqui), este é um disco a ter. Todos os outros, talvez se aborreçam depressa, mas pelo menos uma audição com prazer "Nightmare" é capaz de proporcionar.


Nota: 7.1/10

Review por Fernando Ferreira