About Me

The Exploited - "The Massacre" Review


Último dos três álbum reeditados dos The Exploited, este o mais antigo, editado em 1990 e o primeiro a ter uma sonoridade mais metalizada, mais próximo do crossover. Se comprararmos com "Beat The Bastards", consegue-se encontrar muitas diferenças sendo que este é muito mais cru, mais in your face, não querendo isso dizer que é melhor apenas por esse simples facto. Ainda assim, o trabalho da guitarra solo não deixa de ser de assinalar pela positiva - ouçam o solo da "Sick Bastard" só para ficar com uma ligeira ideia da coisa.

É um trabalho que apesar de ser algo unidimensional, como todo o bom punk deve ser aliás, consegue ser uma lufada de ar fresco tanto na carreira da banda como no próprio panorama do punk/hardcore mais ortodoxo. Não quer isso dizer que também se tenham tornado virtuosos dos seus instrumentos. A sua identidade mantém-se intacta e malhões como o tema título, "Porno Slut" e "Dog Soldier" ainda soam poderosas após estes vinte e quatro anos (!).

Isto sem esquecer a parte lírica, sempre de ponta afiada, onde "Boys In Blue", "Don't Pay The Poll Tax", "Fuck Religion" e "Police Shit" são bons exemplos das bujardas que os amigos escoceses atiram sem dó nem piedade. Esta reedição é aquela que tem direito a mais bónus, com quatro temas sendo eles "Barry Prossit", "Don't Really Care", "Power Struggle" e "Scaling The Derry Wall", reflexo de uma época em que eram ainda mais feios, porcos e maus.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira