About Me

Vulpus - "Demo" Review


Formados no Verão de 2013, pode-se dizer que os três nortenhos que constituem os Vulpus são uma banda bastante nova, praticamente acabada de sair do forno; e decidiram presentear-nos com esta demo de 3 faixas no final de Janeiro passado.

Ao ouvir este trio de canções fica-se com a sensação de que o seu alinhamento possa corresponder à ordem em que as mesmas foram escritas, uma vez que se nota uma evolução rumo ao black metal atmosférico que o grupo afirma praticar. Assim que se clica no “play”, a breve “Hiraeth” revela-se como um tema enérgico, com bastante groove, melodia e a incorporação de alguns elementos post-rock e um tremolo picking perto do final que faz pensar em Amon Amarth, se bem que tudo o resto que se ouve nestes 15 minutos de música está muito mais próximo à sonoridade de uns Fen, Drudkh ou Amiensus. “Dead Ringer” traz as partes mais black metal ao de cima, assim como uma atmosfera fria, alterando o rumo daquilo que se esperava enquanto se ouvia o primeiro tema, no entanto, não alterando radicalmente a sonoridade que os Vulpus apresentaram. Porém, e voltando à minha afirmação de que o som da banda parece amadurecer à medida que se vai ouvindo estas composições, não será uma grande novidade dizer que o último dos três: “No More Shall I Seek Comfort Amidst These Piles Of Rust” é também o mais sólido do trio, sendo bastante atmosférico e melancólico e, aqui está a parte mais interessante, fundindo perfeitamente os elementos que os Vulpus trabalharam nos dois temas anteriores.

Se continuarem a evoluir como a demo demonstra na sua curta duração, é bem possível que esta jovem raposa-lobo (pois o nome é uma fusão dos nomes latinos dos dois animais) venha a deixar a sua marca no underground nacional, mas por agora temos esta demo de agradável audição disponível no bandcamp oficial do grupo.

Nota: 7.2/10

Review por Tiago Neves