About Me

Malevolence - "Reign of Suffering" Review


Numa altura em que diariamente somos bombardeados por novos projectos e lançamentos, chegam-nos de Inglaterra os Malevolence, formados por 5 jovens com idades à volta dos 20 anos, com influências como Pantera, Hatebreed, Lamb of God e Biohazard.

Já tinham criado algum burburinho pelo Reino-Unido, com uma demo de duas faixas lançada em 2011, mas é agora com Reign of Suffering que podemos realmente apreciar todo o talento desta recente banda. Em cerca de 35 minutos, ao longo de 8 faixas, podemos ouvir dezenas de influências, que vão desde o Groove Metal ao Death Metal melódico, mas com raízes claramente vincadas no Hardcore.

Com variações constantes de tempo, recorrendo tanto a blastbeats velozes como a breakdowns mais lentos e arrastados, há pouco tempo para recuperar o fôlego. Faixas como Serpents Chokehold ou Eternal Torment mostram-nos do que esta recente banda é capaz, com riffs complexos e intrincados, conjugados com a poderosa voz de Alex Taylor e uma secção rítmica bastante rápida, precisa e complexa.

No entanto, e para surpresa de todos, depois de 6 não-tão-longas faixas cheias de poder e agressividade, chega-nos Turn To Stone que, em 7 minutos e meio, mostra-nos um lado completamente diferente desta banda, com uma longa introdução acústica e melodias de guitarra acompanhadas de uma prestação fenomenal do vocalista, lembrando por momentos Phil Anselmo, mais especificamente no seu trabalho com os Down.

Depois da "balada", os Malevolence fecham este lançamento com chave de ouro: "Wraith", uma das mais rápidas e agressivas faixas que podemos encontrar ao longo desta meia hora, que mostra novamente todo o potencial desta jovem banda, que apenas deixa uma questão no ar: depois de uma estreia destas, o que poderá vir a seguir?

Fazer algo tão bom ou melhor que Reign of Suffering será, sem dúvida, uma árdua tarefa.

Nota: 8.5/10

Review por Afonso Veiga