About Me

Cross Vault - "Spectres Of Revocable Loss" Review


Há duas formas de encarar o doom tradicional. Aquele como sendo herança directa dos Black Sabbath, com um feeling mais rockeiro e bluesy, ou então aquele arraçado da trindade britânica composta por Paradise Lost, Anathema e My Dying Bride (os primeiros, mais death do que propriamente doom, mas com uma ambiência que se adequa ao género). Este duo teutónico sem dúvida que opta pelo segundo grupo de influências - não sabendo se essas são mesmo as suas influências ou não -  e o resultado que apresenta é interessante o suficiente para chamar a atenção a qualquer doomster que se preze.

O ritmo aqui é lento, lentinho, quase parado. Fazendo uma comparação descabida, é o ritmo da ama a embalar o bebé. Ao ouvir estas seis faixas - incluíndo a cover de Warning (a grande referência sonora deste trabalho), "Footprints", que encerra o álbum fica-se exactamente com esta sensação, de estar-se a ser embalado para dormir. É um estado perigoso para uma obra de arte colocar sobre o seu alvo, tão próximo de adormecer. A voz de N (responsável também pela bateria) ajuda a instalar-se essa toada hipnótica e cadência implacavelmente certa, sendo mais um elemento que tanto pode funcionar a favor como contra.

Essa dicotomia está um pouco presente no final de ouvir o álbum. Por um lado, temas como "A Query In Chains" e "Home" que conseguem ser variados e dinâmicos, mesmo não saindo do doom letárgico (não chegando a funeral doom), por outro a abertura com "Void Of Old, Void To Come" não é tão efectiva quanto desejável e o "At Our Bleakest" começa a acusar algum cansaço, revelando que apesar da dinâmica (possível) que os temas têm, não é suficiente. Se houvesse mais, não era mau de todo. No entanto, não sendo isso possível, e fieis à herança dos Warning, "Spectres Of Revocable Loss" é um petardo doom, meio inspirado na obra imortal de George Orwell, "1984", que entretém qualquer fã das sonoridades mais pesadas e lentas. No futuro espera-se mais.
 
Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira