About Me

Electrocution - "Metaphysicarnation" Review


Uma banda torna-se culto quando não faz nada, basicamente. Basta isso. Lançar um álbum que seja ignorado pela maior parte da população - não implicando com isso ter ou não qualidade - e esperar que alguém repare neles. Obviamente que as coisas não são assim tão lineares mas a música pesada já provou mais que uma vez aquela velha máxima - só se dá valor ao melhor da vida quando tal é perdido. Os Electrocution lançaram um álbum de death metal que não sendo um clássico reconhecido do género, é um daqueles álbuns que faz confusão ter passado despercebido, mas temos que nos lembrar que em 93 o death metal estava no seu auge e não havendo uma editora forte por trás, é fácil de algo assim acontecer.

Vinte anos depois, eis o segundo álbum de originais, numa vertente diferente mas não menos boa. "Metaphysicarnation" é uma bujarda de death metal técnico que tem tanto de qualidade instrumental como de melodas catchy, não chegando ao ponto de ser chamado de death metal melódico mas sem dúvida que não encaixa por completo no que é entendido como death metal técnico. É um álbum curto, não chega a quarenta minutos, mas que parece que tem quinze minutos. Flui muito, muito bem, malha atrás de malha. O início com "Wireworm" é esmagador e daí até ao final, não há tempo para respirar.

O nível qualitativo deste trabalho é mesmo uma coisa abismal, que surpreende a cada audição. Ter um trabalho de death metal técnico que seja tão fluído, que não se perca em devaneios complicados apenas porque é suposto ter-se devaneios. Tudo é natural e de uma qualidade assombrosa, ajudados por uma produção cristalina mas ao mesmo tempo poderosa que faz com que se queira ouvir vezes sem conta. O artwork também está de uma qualidade  assombrosa, a cargo do artista brasileiro actualmente a residir em Portugal, Gustavo Sazes, responsável por trabalhos de Arch Enemy, Morbid Angel, Krisiun, entre muitos outros.


Nota: 8.8/10

Review por Fernando Ferreira