About Me

Reportagem: Reality Slap, Overcome, Not Without Fighting, Dead Watson, Push @ Fantasma Lusitano, Lisboa - 11/05/2014


E para quem diz que concertos são à noite, a Hell Xis vem mais uma vez provar o contrário, no novo espaço do Fantasma Lusitano, situado no Cais do Sodré.

Pouco depois das 16 horas, já dava para ver que ia ser um evento com boa afluência. Com um ligeiro atraso, os Push dão arranque a esta matinée. Na continuação da promoção do álbum de estreia, esta recente banda de Alvalade tem uma postura em palco impecável e incansável, apesar de ainda não terem conquistado o público do underground português, que ainda não se mostra muito efusivo perante a demonstração de hardcore na onda nova-iorquina deste recente coletivo lisboeta.


Seguiram-se os Dear Watson, uma jovem banda lisboeta formada em 2012, apenas com um lançamento. Foi um concerto pouco interessante, para uma sala não muito composta por um público que não se mostrava muito convencido. Com uma abordagem moderna ao hardcore, precisam ainda de definir um pouco mais a sua sonoridade e necessitam de mais rodagem, para se poderem vir a destacar no panorama nacional.


E do outro lado do Rio Tejo, chegam-nos os mais experientes Not Without Fighting. Com uma sonoridade marcada pela onda mais beatdown, era notório que haviam vários fãs da banda presentes, que ainda arrancaram alguma movimentação, em clássicos como ‘Die Hard’. Esta banda que conta já com 13 anos de existência demonstra em palco toda a experiência acumulada na sua carreira, com uma grande coesão e dinâmica entre os membros.


Outra das bandas da “velha guarda” presentes nesta matinée eram os Overcome, banda de Loures formada em 2005 com duas demos e dois álbuns de estúdio na bagagem, assim como algumas participações em splits e compilações. Com uma base de fãs algo considerável, os Overcome praticam um hardcore inspirado também na escola nova-iorquina. Com uma mensagem forte e positiva, apenas falharam na interação com o público, que se tornou pouco coerente.


Para terminar, ainda antes da noite cair, os tão aguardados Reality Slap. E esta é daquelas bandas que não sabe dar maus concertos. Devido à pouca disponibilidade dos membros, infelizmente não têm sido muitas as oportunidades de os ver em palco, talvez por isso mesmo é que, cada vez que as há, os seus fãs aproveitam para instalar o caos… E a banda agradece. Com uma prestação arrasadora, os Reality Slap percorreram os 3 lançamentos, desde a já clássica “Breakin’ Out”, da primeira demo, até a malhas como “Re-Animator” ou “All The Animals Come Out At Night”, do mais recente ‘Necks n’ Ropes’, deixando espaço ainda para uma interpretação do tema ‘Attitude’, da mítica banda norte-americana Bad Brains.


Texto por Afonso Veiga
Fotografia por Joana Soares
Agradecimentos: Hell Xis