About Me

Reportagem: Stick To Your Guns, Backflip, Brace Yourself e Dear Watson @ República da Música, Lisboa - 23-06-2014


Numa altura em que todos os olhos estão postos no "desporto rei", vemos uma enchente de cartazes a abrir a época balnear da melhor maneira. Numa semana em que também recebemos os britânicos Architects e os canadenses Comeback Kid, houve espaço ainda para o regresso dos californianos Stick To Your Guns. 

O facto de ser uma segunda-feira, que de verão pouco tinha, também não ajudava a criar grandes expectativas em relação à adesão do público.
Com um ligeiro atraso, os Dear Watson deram início a esta noite marcada pelo hardcore numa vertente mais moderna e melódica, e o pior parecia verificar-se, visto que não deviam chegar aos 50, os presentes. Este quarteto lisboeta tem uma sonoridade que implementa o hardcore mais melódico, aliado à agressividade dos seus breakdowns. No entanto, esta jovem banda demonstra pouca coesão entre os músicos e um reportório pouco original, com uma actuação a roçar o sofrível, prejudicada em grande parte também pelo fraco trabalho do técnico de som. 

Depois de uma (demasiado) longa espera, subiram ao palco os algarvios Brace Yourself, e ao mesmo tempo verificou-se que a plateia haveria quase que duplicado. Com uma postura completamente diferente, uma coesão de notar e um alinhamento bastante bem ensaiado, foram apenas prejudicados novamente pela habitual fraca prestação do técnico, não conseguindo nivelar as vozes de ambos os vocalistas, acabando por afectar bastante a prestação dos mesmos. Com um EP na bagagem, não apresentam nada de muito original, mas conseguem fazê-lo bem e sem truques, e mostraram estar à altura de um evento como este, mas apesar de uma sala mais composta, ainda não se verificava muito movimento entre os presentes.

Seguiram-se os já mais experientes Backflip, directamente de Loures. Liderados por Inês, andam a promover o seu álbum de estreia, homónimo, onde focaram por completo o seu alinhamento. Por entre malhas como Lock N' Load e Corações ao Largo, já conhecidas por alguns dos presentes, houve ainda espaço para uma malha nova, que deu uma ideia do que podemos esperar desta banda no futuro: muita agressividade aliada a muita melodia.  Com uma postura e performance de notar, este quinteto de Loures ainda arrancou algum movimento por parte dos presentes e deixou a sensação de que 'soube a pouco', o que só comprova a boa prestação. 

Para terminar, depois da estreia no nosso país em 2009, os californianos Stick To Your Guns, que estão ainda a promover o álbum 'Diamond', editado em 2012 pela Sumerian Records. Com uma sala já bem composta para receber os americanos, era visível a satisfação da banda por voltar ao nosso país, onde tocaram em Corroios com Terror, Born From Pain e Trapped Under Ice, há 5 anos atrás. Desta feita, com muitas caras novas, focaram o seu alinhamento no mais recente álbum, com espaço ainda para clássicos como 'Amber' ou 'What Goes Around', do reconhecido The Hope Division de 2010. Ainda que algo ensaiado, houve ainda tempo para um encore de duas músicas para deleite dos presentes, a fechar uma actuação explosiva dos norte-americanos, muito bem recebida pelo público português, que conhecia bem o reportório da banda e criou bastante movimento, ao contrário do que se viu durante as outras bandas.

Texto por Afonso Veiga
Agradecimentos: Hell Xis