About Me

Iron Man - "Generation Void" Review


Hoje em dia é-se constantemente enganado com edições e reedições que por aí andam. Como já estamos um pouco escaldados, ao ouvir o início de “On Mountain” colocamos duas hipóteses em cima da mesa. Ou é uma reedição de uma banda clássica de NWOBHM ou trata-se de um álbum apostado em capturar a mística da onda que revitalizou o heavy metal mundial. Na verdade, é um pouco de ambas. Os Iron Man são uma banda americana de heavy metal ao bom e velho estilo britânico, com pitadas de doom e aqui ali e embora tenham um espírito retro, este álbum já tem quinze anos, tratando-se do terceiro trabalho da banda, lançado originalmente em 1999.

Depois dele a banda mergulhou numa letargia que  é quebrada por um ocasional EP ou álbum de originais, mas o que podemos ouvir aqui não podemos deixar de ter um pequeno sentimento de injustiça já que a sua música é muito boa. Tendo como referência eterna os Black Sabbath, a banda norte-americana, mostra onze faixas de heavy metal clássico que escorrega muito bem pelos nossos ouvidos abaixo. Quando se pensa que tudo já está descoberto, há sempre algo que aparece e que prova que estamos errados e “Generation Void” é  um bom exemplo, podendo encaixar-se na categoria de pérola escondida.

Heavy metal clássico, simples e mesmo que aqui não tenha assim tantos momentos memoráveis, para quem mergulha sem qualquer expectativas, acaba por ser uma grande viagem até à essência do estilo. “King Of Kings”,  o tema título e “Shadows Of Darkness” são as que mais se destacam mas o equilíbrio do trabalho quase que impede que exista um destaque entre as onze faixas. Como se não bastasse ter-se recuperados esta pérola, ainda somos brindados com faixas bónus de ensaios da banda – algo dispensáveis – e um DVD ao vivo, gravado em 1999 com a formação que registou “Generation Void”. Serviço público.

Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira