About Me

Zarpa - "Bestias Del Poder" Review


É um mistério, mas há qualquer coisa nos trabalhos das bandas de heavy/power espanholas que cantam na sua língua que faz com que tudo pareça extremamente ridículo, sendo que esse facto não é impedimento para que se goste da mesma ou não. Ao contrário do que acontece com as bandas alemãs, o heavy/power metal cantado em espanhol não tem apenas como destino a Espanha, já que a América do Sul é bastante receptiva ao género e no caso destes Zarpa, estamos a falar de uma banda veterana que já anda por aí desde o final dos anos setenta – com alguns longos intervalos no meio.

“Bestias Del Poder” é décimo primeiro álbum da banda, demonstrando ter uma regularidade discográfica acima apreciável desde que voltaram em 1999, e o que se pode esperar é heavy metal puro e duro que agradará a todos os fanáticos do género, desde que as suas mentes não estejam fechadas para cantar refrões como “No Me Dejes Caer” ou “Dama De La Oscuridade”. Se realmente estiverem fechadas, a perda será unicamente desses mesmos fãs, já que o heavy metal aqui é poderoso e viciante com grandes guitarradas e solos de extremo bom gosto. Não fazer headbang furioso na “Dentro De Ti, Dentro De Mi” por causa da letra seria ainda mais parvo do que a forma como as letras soam.

Os Zarpa são uma das bandas mais clássicas de heavy metal vindas de Espanha e aqui apresentam argumentos para continuarem a ser consideradas como tal, além de demonstrarem ter vitalidade para vender, emprestar e dar a todos os novatos que andam por aí a arrastar-se. Um álbum poderoso, talvez um pouquito longo demais (quinze músicas), mas ainda assim, de qualidade superior. Um exemplo de perseverança acompanhada por talento inequívoco que deve passar por todos os preconceitos que possam haver.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira