About Me

Iron Man - "The Passage" Review



Continuando na senda das reedições da banda de heavy/doom americano, recuamos, desta vez, até ao seu segundo álbum, este “The Passage”, lançado originalmente em 1994. Aqui as influências de Sabbath estão bem presentes, ao contrário de estarem algo diluídas do já revisto aqui, o terceiro álbum intitulado “Generation Void” e que também teve honras de ser recuperado pela Shadow Kingdom. Em certos momentos, é impossível não pensar que se trata do próprio Tony Iommi que foi convidado para uns riffs e solos mas sai tudo da mente e dedinhos de Alfred Morris III.

A banda, neste segundo trabalho, apresenta-se com uma mudança no alinhamento, com o vocalista Dan Michalak a substituir Rob Levey e dando um toque tanto clássico no que diz respeito ao estilo mas como também mais americano, com um timbre mais forte. Acaba por ser menos demarcado da sua principal influência mas também mais interessante, pelo menos os fãs de Sabbath vou acolhê-lo de braços abertos, isso se não houver aquela questão da originalidade que até poderá ter relevância noutras questões e não nesta. Admitamos, Black Sabbath marcou o heavy e o doom metal e soar a eles não será um problema e sim uma qualidade.

A simplicidade costuma ser vencedora principalmente quando tem como aliada o talento e é precisamente o que acontece aqui neste álbum que apesar de ter vinte anos em cima, continua a soar tão bem como na altura em que foi lançado. Ou talvez ainda melhor. Tal como “Generation Void” , temos bónus com um DVD contendo um concerto bootleg com qualidade de som e imagem bem abaixo da qualidade exigida para este tipo de lançamentos. Recomendado.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira