About Me

Lehmann - "Lehmanized" Review


A carreira de Blaze Bailey nos últimos tempos limita-se à sua pessoa e a um infindável número de músicos contratados, quer para o trabalho de estúdio, quer para as actuações da sua banda. Praticamente impossível de se manter a par quem fez parte da sua formação, seria natural que, eventualmente, um desses muitos músicos lançasse um álbum em nome próprio e foi exactamente o que aconteceu com este "Lehmanized". O cabecilha por trás dele é o italiano Matteo Lehmann, que tocou baixo no álbum "King Of Metal" e que acompanhou o músico nas tours europeias por volta dessa altura.

O músico italiano revela-se ao mundo da melhor forma, apresentando um álbum forte de heavy metal moderno com uma qualidade surpreendente, principalmente se tivermos em conta de que o amigo Matteo é responsável por quase tudo o que se ouve aqui, desde voz (departamento no qual se safa muitíssimo bem), guitarras, teclados e claro, baixo. Para a bateria conta com a colaboração de Claudio Tiricanti, baterista que também tocou no já referido “King Of Metal” de Blaze Bayley.

Groove com as teclas a darem o toque orquestral necessário para que o trabalho tenha um acréscimo de atmosfera assim como de grandiosidade, mas a variedade e efectividade das músicas acaba mesmo por ser o seu ponto forte. Não soando particularmente como uma outra banda, apesar de alguns clichés – é heavy metal, se a esta altura do campeonato não tivemos clichés… não é heavy metal – a identidade do projecto surge forte. Não parece, de todo, a um projecto solo, saído da cabeça de uma única pessoa. Uma banda forte pode e deve emergir de “Lehmanized”. De destacar ainda a participação de Blaze na faixa final,  “Laid So Low”, curiosamente uma das faixas do álbum menos imediatas, com um certo toque electrónico, mas que resulta em pleno. Para ter debaixo de olho.


Nota: 7.2/10


Review por Fernando Ferreira