About Me

Six Months Of Sun - "And Water Flows" Review


O stoner metal, por muito parvo que seja o seu rótulo, tem na vertente instrumental a sua coqueluche assim como os Karma To Burn são o seu maior representante. Com o grupo norte-americano a cessar funções em 2002 e que desde que voltaram sete anos mais tarde, ainda não conseguiram capturar na sua totalidade a genialidade e gás demonstrados na primeira parte da sua carreira e arriscam-se agora a serem ultrapassados por estes Six Months Of Sun, banda suiça que chega ao primeiro álbum, lançado de forma independente no final do ano passado e que este ano continua a ser promovido pelos mundos cibernéticos, já que setrata de uma edição digital.

Em cerca de meia hora, esta banda suiça dá-nos stoner instrumental de qualidade que flui calma e pacificamente, não se podendo dizer que existam aqui grandes revoluções ao que se é esperado, mas as oito músicas são viciantes e ideais para ouvir num dia de calor, em que não se apeteça fazer nada. O power trio debita as suas melodias e riffs implacável, com a guitarra, como é óbvio, a liderar o caminho, muito bem apoiada pela bateria e baixo que assumem igual importância no som final. O groove é a sua grande arma e tudo aponta na direcção do groove, que é contagiante.

A questão do stoner instrumental (ou de qualquer música instrumental, acrescente-se) é que tem de haver uma boa motivação para que a música seja instrumental. Tem que se esquecer que a voz é uma opção. Pode-se ir pela via da masturbação técnica (que acaba também por ser contra-natura neste estilo) ou pela simplicidade da eficácia e é nesta segunda opção que recai a escolha. Desde "Electric Bones" a Desert Whispers" não há nenhum momento aborrecido e além de agradar de certeza todos os que apreciam stoner e metal instrumental, até os fãs de rock não recusarão uma audição ao que se ouve aqui. A conhecer.


Nota: 7.8/10

Review por Fernando Ferreira