About Me

The Fawn - "Who's The Fawn Live At The BiKini Test" Review



O press release deste álbum ao vivo começa com uma frase em destaque que dita que, e passo a citar, "ninguém sabe exactamente quem são os The Fawn" e é um pouco o sentimento que surge para o comum dos apreciadores de metal da nossa revista. Banda suiça, com algumas tendências pop misturadas com rock alternativo, em apenas três anos de actividade já debitaram cinco lançamentos com algum impacto na cena indie suiça. A afirmação do press release citada atrás deve-se principalmente ao facto dos The Fawn serem compostos por uma série de artistas, músicos, designers gráficos, engenheiros de som e luz, realizadores e até membros de projectos como Coilguns, Anna Aaron, Palko Muski!, Televator, Derrick, Fiona Daniel entre muitos outros.

Portanto, o formato do projecto é estranho e aberto a muita coisa, principalmente à improvisão e a cada performance, contando com diferentes line-ups, e os mais variados estilos, desde a coisas mais acústicas, passando por coisas mais electrónicas, essas mesmas diferentes facetas podem ser apreciadas aqui em toda a sua plenitude. Se um certo saudosismo pelo rock/pop electrónico mais experimental pontua na "Like a Ghost", o imediatismo alternativo de "Barcelona" e o experimentalismo de distorção de "Kraut" acabam por fazer um balanço e colorido engraçado, tornando este registo ao vivo uma surpresa agradável a cada faixa que vai passando.

Os melhores momentos acabam por surgir conforme o álbum se vai aproximando do fim, seja pela calma e, ao mesmo tempo, intensa, "Hurricane", assim como a algo claustrofóbica e experimental "The Day" que vai crescendo até um final desagradável (no bom sentido), passando por mais um momento algo introspectivo e intimista até acabar com a épica "Wide" de catorze minutos, mostrando que esta será um projecto a ter em conta e cuja magia se faz a todo o instante que se juntam. Fruto dos novos tempos em que vivemos, no que diz respeito à música, este álbum ao vivo poderá ser acusado de ser música de intelectuais para pseudo-intelectuais, e até poderá haver alguma ponta de verdade nesse ponto, mas quando a qualidade é alta, o que é que isso interessa?

 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira