About Me

X-Drive - "Get Your Rock On" Review



Os X-Drive são um conjunto de músicos experientes que vão agitar as águas do hard rock americano, águas que já se encontram algo fétidas de uns anos para cá. Fundados pelo guitarrista Jeremy Brunner, conta ainda com o baterista Fred Fischer (Midline e Cure For The Fall), com o baixista James Lomenzo (ex-White Lion e ex-Megadeth) e com o vocalista Keith St. John, conhecido pelo seu trabalho nos Montrose e no projecto Burning Rain. Apesar dos nomes díspares que fazem parte do currículo dos músicos da banda, o som é mesmo puro hard-rock, daquele que começou a ficar em desuso com o aparecimento do movimento grunge no início dos anos noventa.

Muitos poderão pensar à partida que “Get Your Rock On” vem com um intenso cheiro a mofo mas provavelmente essas mesmas pessoas não apreciam o sabor da nostalgia – ou então são demasiado novos para reconhecer o som que se fazia umas décadas atrás. Há por aqui um pouco de Def Leppard, um pouco de Mr. Big, um pouco de Dokken, ou seja, aquele hard rock que apesar de ter todos os clichés do género, não apostava sobretudo na imagem, mas também na música. Temos uma voz com um tom quente e bluesy, temos uma guitarra que tanto é sóbria como também aparece quando tem que aparecer, uma batida segura e um baixo igualmente presente e inabalável no seu papel rítmico.

O tom é bastante leve, por vezes demasiado (a “California” soa um pouco AOR, apesar de ser catchy como tudo), o que faz com que “Get Your Rock On” seja um disco de fácil assimilação mas também, no outro lado da moeda, não tenha malhas que se colem imediatamente – a não ser a já mencionada “California” pelos piores motivos. Mesmo assim, é um bom álbum de hard rock que vai crescendo a cada audição, um daqueles álbuns que se lançado numa época diferente, talvez se tornasse um clássico. Como isso não aconteceu, corre o risco de passar despercebido. O que acaba por ser uma injustiça.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira