About Me

Keitzer - "The Last Defence" Review



Quinto álbum dos alemães Keitzer que regressam após um silêncio de três anos - mais ou menos o intervalo comum da banda entre lançamentos - e com a intro instrumental "Bellum Indicere" deixam logo boas indicações, antes do caos, literalmente, começar. A sua mistura de death metal com grindcore continua demolidora e conseguem esse equilíbrio seja com músicas curtas, a duração típica do grindcore, com outras que já desafiam a marca dos três e quatro minutos, tudo com um poder de abanar a casa - é o que aconteceu quando o volume estava apenas no 4.

Fazendo bom uso das dinâmicas com alguns elementos inesperados - como a intro acústica na "Forever War" - estas catorze músicas fluem bem e obrigam a repetir a dose, bastantes vezes. Também tem o dom de conforme avança vai crescendo no interesse que desperta, revelando também muita inteligência na hora de escolher o alinhamento. A potência da música extrema surge aqui de forma impressionante e não deixará de impressionar todos aqueles que gostam de alguma variedade, sendo que death metal, grindcore e até uns certos riffs à la black metal são o prato do dia - "Marching Forward To Victory" parece um cruzamento bastardo entre Bolt Thrower e Marduk.

É impossível não chegar ao final destes trinta e sete minutos e não se ficar dividido entre o cansaço de que este festival de porrada sonora nos deixou gravado no corpo e a vontade de querer passar por todo outra vez. Uma banda que tem aqui a sua grande hipótese de finalmente subir de divisão no que diz respeito ao ranking do death metal mundial. Será difícil porque a concorrência é feroz, mas este é realmente um dos grandes álbuns que o death/grindcore tem para oferecer neste ano de 2014.


Nota: 8.2/10

Review por Fernando Ferreira