About Me

Hok-Key - "Znak Biady" Review


Hóquei será uma palavra estranha para definir ou intitular uma banda de folk metal mesmo que essa banda seja da Bielorrússia, mas o som presente em Znak Biady também não será o mais comum, quer para o estilo, quer para o metal em geral. Com uma produção forte, as melodias folk ficam a cargo do violino, enquanto as guitarras ora se concentram nos ritmos, ora nos leads, juntando-se às guitarras. Os teclados também têm um papel preponderante, mesmo ficando no fundo mas dando a a cor necessária a que o som final tenha um colorido mais interessante. A "Spadčyna" é o perfeito exemplo de como esta fórmula resulta bem.

O problema que pode surgir com esta proposta será o facto de a banda cantar na sua língua natal, uma língua que apesar de ser algo musical (pelo menos mais que o alemão) constitui sem dúvida uma das grandes dificuldades da sua música chegar a outros países e mercados. Essas preocupações comerciais não deverão influir na qualidade da música, que é grande, mas sem dúvida que é uma limitação que vai pairar sempre em cima da banda. Existindo já desde 1994, os Hok-Key são tudo menos novatos e embora só tenham iniciado a sua carreira discográfica sete anos atrás, essa experiência é bem palpável aqui.

Um álbum agradável, talvez um pouco grande - onze músicas em quase cinquenta e cinco minutos - mas que sem dúvida merece chegar a mais pessoas, apreciadores não só do género folk, mas principalmente a todos que têm mente aberta (os que esperam algo na onda de Korpiklaani ou Eluveitie provavelmente vão-se desiludir, até porque nenhuma das bandas tem tanto peso como aquele evidenciado em "Klič kryvi") para passar por cima das suas próprias expectativas e da língua em que estas músicas são cantadas. Ao quarto álbum, a banda bielorrusa assume-se como um dos projectos mais interessantes a sair do seu país, tendo espaço para crescer ainda mais do que aquilo que cresceram até agora.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira