About Me

Vermis Mortem - “Evil Never Dies” Review


Mesmo antes de se começar a escutar a demo desta dupla brasileira de Salvador da Baía vê-se logo que, com o nome “Evil Never Dies” e com temas intitulados “Genocide” e “I Hate The World” que se está perante um lançamento de black metal destrutivo e raivoso.

Nisso não engana ninguém, é mesmo black metal oldschool da mesma pútrida veia de nomes como Satanic Warmaster ou os seus compatriotas Sarcófago, e não há aqui lugar para experimentalismos, elementos progressivos ou elaboradas atmosferas, salvo os dois instrumentais de cariz bélico. Os Vermis Mortem não querem fazer nenhuma revolução dentro do género, é black metal minimalista que querem compor e é isso que entregam e quem não gostar que vá ouvir outra coisa. Apesar de a produção não ser a típica produção de garagem que se ouve em muitas bandas deste género, o seu som é bastante orgânico e, mesmo o que vou dizer a seguir possa ser discutível e depender muito da opinião de cada apreciador, esta produção mais cuidada acaba por favorecer a pujança do som dos Vermis Mortem.

Como se trata de uma demo, é normal que mal chegue aos 15 minutos de duração, mas os 6 temas que servem de cartão de visita dos Vermis Mortem funcionam bem entre sim, destacando-se os riffs fortes, a passagem de “Bestial Warfare” para “Genocide (Evil Never Dies)” e o solo que opera no final de “I Hate The World”.
É black metal puramente evil, como o nome indica, e que em nada foge da norma, algo que irá satisfazer também os apreciadores mais acérrimos e puristas do género, mesmo não sendo nenhuma bomba dentro do estilo.

Nota: 7/10

Review por Tiago Neves