About Me

Blut Aus Nord - "Memoria Vetusta III: Saturnian Poetry"


Um lançamento de Blut Aus Nord não costuma ser nenhuma ocasião rara, uma vez que costumam sair múltiplos EPs no espaço de um ano e, por norma, um longa-duração entre eles. A fartura pode ser muita, mas também o é a qualidade já muito bem reconhecida destes mestres franceses e o 3º álbum da saga Memoria Vetusta não é excepção à regra, mas conseguirá estar ao nível dos outros dois clássicos desta linha?

Para os que acompanham o projecto de Vindsval, certamente que já sabem que este é um álbum de black metal atmosférico que se irá aproximar às raízes escandinavas do género e não um registo da onda mais experimental onde figuram álbuns como “The Work Which Transforms God” e a recente trilogia “777”. É também o álbum que marca uma mudança de line-up na banda: Ghöst e W.D. Feld já não perfazem os seus serviços de baixista e baterista de Blut Aus Nord, dando lugar ao italiano Thorns (Frostmoon Eclipse e ex-Glorior Beli) na bateria e Vindsval ocupando-se dos restantes instrumentos e, como sempre, de toda a composição do disco.
Quando se põe “Saturnian Poetry” a rodar e se ouve os primeiros dois minutos de “Paien”, tem-se a confortável sensação de se encostar na cadeira e dizer para nós mesmos:”isto vai ser bom.” E é bom, sim, muito bom! Numa onda flamejante de imparáveis blastbeats e riffs vorazes que se recusam a abrandar até que o último segundo do álbum toque, o ouvinte é raptado de onde quer que esteja para uma dimensão bela e estranha, cheia de harmonias etéreas e intensas como uma erupção solar; é só ouvir qualquer um dos temas, desde o poder inegável de “Henosis” às mais contemplativas “Metaphor Of The Moon” e “Tellus Matter”.

Em comparação com os seus antecessores, “Saturnian Poetry” revela-se um disco bastante linear, não se diversificando como “Dialogue With The Stars” nem procurando a grandiosidade de “Fathers Of An Icy Age”, se bem que partilha da mesma intensidade e mestria de hipnotizar o ouvinte. Um álbum que não deve ser posto de lado e que se revela mais uma das grandes propostas musicais do ano.


Nota: 9.2/10

Review por Tiago Neves