About Me

Dark Managarm - "Back From Hell" Review


Nem sempre tudo o que vem da França é esquisito, técnico e dissonante. Também existem bandas como os Dark Managarm que são brutas como tudo e apresentam um black metal ríspido, agreste e ainda assim a soar de forma poderosa. "Back From Hell" é já o segundo trabalho que faz com que as atenções se voltem para eles inevitavelmente, pelo menos os apreciadores de black metal violento não poderão ficar indiferentes. O tema título faz logo as devidas apresentações e coloca a fasquia bastante alta, no que diz respeito à intensidade, fasquia essa que embora não seja ultrapassada também não é foge muito ao que se pode ouvir nesse primeiro tema.

A duração revela-se ideal, não ultrapassa os quarenta minutos, mas na segunda metade do trabalho já começa a revelar um pouco o cansaço e a acusar a falta de dinâmica entre as várias músicas apresentadas. Não que as músicas sejam demasiado similares, mas todo o ambiente e produção tornam que seja dificil não ver este trabalho como um todo em vez de esta faixa ou aquela se destacar - embora temas como "Necromancia" e "Nocturnal Reaper" tenham fortes argumentos. Apenas em "Plague" existe uma momêntanea mudança de tempo e groove que resulta em pleno. É pena é que essa fórmula não seja usada mais vezes.

É um trabalho que os die hard fãs de black metal poderoso e odioso não dispensarão mas que poderá enfadar os menos experimentados nas artes negras. Como não é um estilo para os fracos de coração, tal até se revela apropriado. Ao segundo trabalho, a banda revela um enorme potencial e se continuar a seguir este caminho, juntando talvez um pouco mais de variações e dinâmicas ao nível do tempo, talvez consigam chegar ainda mais longe. Para já, bastante promissor.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira