About Me

Decayed - "Unholy Demon Seed" Review


Os Decayed são uma das bandas mais clássicas de black metal em Portugal, e que apesar de poderem ser acusados de tocar o mesmo som há quase vinte e cinco anos e provavelmente essas acusações têm muito fundamento (afinal a evolução da sua sonoridade tem passado quase exclusivamente por tocarem ou não com bateria programada), ninguém lhes tira a sua importância no underground nacional. De qualquer maneira, a sua persistência, o amor ao que fazem e o amor ao underground tem que ser reconhecido e, porque não, celebrado.

Talvez perca um pouco a relevância com as inúmeras compilações que a banda tem soltado ao longo dos anos mas esta parece ser feita com cabeça troncos e membros, estando todos os álbuns representados. Claro que haverão fãs de diferentes fases, mas "Unholy Demon Seed" é principalmente um bom documento histórico da banda portuguesa, apesar de muitas das músicas surgirem aqui algo mutiladas, como as "Abyssic Winds", "Death Chimes Armageddon" e "Revel In Eternity".

Apenas o último álbum de originais, "The Ancient Brethen", acaba por não estar representado, mas em vez disso temos uma faixa bónus, exclusiva para este lançamento, com a participação de Tormentor dos Desaster na bateria. É uma compilação que não é essencial porque quem é fã, já os conhece de gingeira e já tem os álbuns originais - se fosse uma compilação de material de splits, EP e MCD, aí a coisa já era diferente. De qualquer forma, é uma boa introdução à banda e cumpre o seu propósito.

Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira